Iridologia é uma ciência que permite, graças à observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isso é possível estudando os numerosos sinais que devemos descodificar e interpretar segundo uma técnica rigorosa. A iridologia é simples, econômica e não agressiva, contrariamente aos testes de laboratório que são caros, demorados e por vezes agressivos. As perturbações do sistema nervoso provocadas pelo stress permanente, hoje mais conhecido pelo nome de stress oxidativo, causam modificações n a estrutura da íris. Os estados de alcalinidade ou de acidez são fatores que alteram o sistema nervoso que, então, retransmite mensagens anormais por meio do sistema simpático para o cérebro que por sua vez os retransmite à íris. Os sistemas nervoso e linfático alteram de numerosas maneiras a estrutura da íris. Tornam-se ensombradas pela quantidade de toxinas transportadas. Modificam a cor inicial com as sobrecargas de colesterol, lipídios, peróxido e hidrogênio, cristais de ácido, metais pesados, medicamentos, etc. Na íris está registrado toda a constituição orgânica de uma pessoa e como esta vem se apresentando características e comportamentos.
A iridologia não tem como objetivo dar nome às doenças a partir do irisdiagnose. Elabora-se um programa de desintoxicação e reconstrução do organismo (a base do tratamento) que tem a finalidade de conscientizar e melhorar as carências nutricionais do paciente, contribuindo assim, com sua qualidade de vida. A Iridologia moderna cria um leque fantástico para o crescimento e conhecimento do ser humano e ainda possibilita mostrar e descobrir várias características de uma pessoa:
- Polaridades dominantes (hemisfério cerebral direito ou esquerdo).
- Sinestésico, auditivo ou visual.
- Introversão ou extroversão.
- Tendências e características profissionais.
- Padrões de relacionamentos entre casais: padrão dos complementos, padrão dos corações solitários, padrão dos semelhantes, padrão do amor e ódio e padrão de mudança.