12/10/2015 atualizado às 14:56
O QUE É DISLIPIDEMIA?
TERAPIA FLOR DE ÍRIS NAS
DISLIPIDEMIAS
01 = O QUE É DISLIPIDEMIA?
A dislipidemia é caracterizad pela presença de níveis elevados de lipidios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. Nem todos sabem que o colesterol é uma substância necessária para o organismo. Sem ele, as células não formam a membrana que as envolve. No entanto, o desequilíbrio na produção desse tipo de gordura pode ter sérias implicações no organismo.
02 = COLESTEROL ALTO APRESENTA SINTOMAS?
Colesterol alto não apresenta sintomas, a não ser quando as complicações já estão evidentes, o que torna o seu controle uma medida indispensável. Existe uma associação entre níveis elevados de colesterol no sangue e ocorrência de doenças cardiovasculares devido à aterosclerose, doença ligada a elevação do colesterol que provoca entupimentos nas artérias e veias.
A aterosclerose é causa, por exemplo, de ataques cardiacos como infarto do miocárdio e angina (o principal sintoma é dor intensa no peito), de intervenções como pontes de safena e angioplastias e é causa também de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O AVC, O COLESTEROL E OS TRIGLICÉRES PODEM SER PREVINIDOS E / OU TRATADOS COM A TERAPIA FLOR DE ÍRIS
03 = COLESTEROL “BOM” E COLESTEROL “RUIM”
Existem dois tipos de colesterol. O HDL (High Density Lipoprotein), ou “bom colesterol”, que protege contra ataques cardíacos e o LDL (Low Density Lipoprotein), ou “mau colesterol”, que facilita a formação de placas de aterona nas veias e artérias e favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O risco de doenças cardiovasculares é separado em três níveis: o alto, o intermediário e o baixo. As metas para valores máximos de colesterol LDL (colesterol “ruim”) estão mais rigidas, em especial para as mulheres. Agora, para alguém classificado como de alto risco, o limite recomendado será de 70 mg/dL. Já quem esta no perfil intermediário passa a ter como meta 100 mg/dL. A consequência é clara: mais pessoas devem receber a indicação de tomar remédios para baixar o colesterol, as estatinas ou flor de íris oxigen, OPI correta e nutrição constitucional.
04 = COM QUE IDADE AS PESSOAS DEVEM COMEÇAR A MEDIR OS NÍVEIS DE COLESTEROS E/OU AVALIAR A ÍRIS?
- Pessoas sadias sem nenhuma alteração procedente nem história familiar da doença, sem parentes que tenham realizado pontes de safena, angioplastia ou sofrido infarto: medir níveis de basais de colesterol e analisar a íris aos 35, 40 anos.
- Pessoas com histórico familiar de doença aterosclerótica (enquadran-se nesse caso os infartados que já foram operados e os que fizeram angioplastia): precisam de análise iridea precoce, entre os 15 e os 20 anos.
- Hipercolesterolemia familiar: histórico familiar devido às alterações genéticas dos elementos que contribuem para a elevação do colesterol do plasma. A dosagem, a analise iridea e a prevenção tem que ser feita ainda na infância. Aqui temos o caso clássico que deve ser realizada uma boa nutrição, relaxamento, exercícios acompanhados e oxigen com OPI para manter as artérias limpas, fortes e elásticas.
05 – QUAIS SÃO OS TIPOS DE GORDURA QUE DEVO EVITAR PARA CONTROLAR OS NÍVEIS DE COLESTEROL?
Cuidado com as gorduras de origem animal. Reduzir a ingestão desses alimentos pode significar 90% menos gordura saturada no organismo.
Quais são elas? A gordura da carne, aquela que vem na picanha e na costela e a gordura dos laticínios presente na manteiga, nos queijos e no leite, por exemplo.