17/06/2013 atualizado às 16:11
PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA
Seu espaço no Divã!!!!!
Todos nós acabamos nos acostumando com uma coisa extraordinária: esta conversa esquisita, que denominamos [...] psicanálise. É inacreditável, mas ela funciona.
Bion (Conversando com Bion, p. 127)
PSICOTERAPIA PSICANALITICA
O Departamento de Psicologia da Clinica Castelo, possui um espaço físico construído aos moldes da teoria psicanalítica.
Por praticar tal teoria, a assistência psicológica visa o restabelecimento das condições emocionais e orgânica de origem nervosa, por meio da transformação do indivíduo.
O mundo vem sofrendo sucessivas, aceleradas, vertiginosas e profundas transformações em todas as áreas e dimensões, como o são as sociais, as econômicas, as culturais, as éticas, as espirituais, as psicológicas, além das cientificas, entre outras, e, naturalmente, no rastro de todas essas, também a psicanálise vem sofrendo uma continuidade de crises e mudanças em sua trajetória de pouco mais de um século de existência.
O processo de transformação é inerente á condição da humanidade, tal como, parece-me, está bem expresso na antiga crença budista que vê a existência humana como uma série ininterrupta de transformações mentais e físicas. É como as imagens de um filme: uma soma de imagens individuais, retratando uma serie de momentos diferentes, as quais se move muito rapidamente que não se consegue perceber que o filme é um somatório de instantes e partes distintas, constituindo uma unidade singular. Da mesma forma, não é possível alguém (salvo crianças bem pequenas e psicóticos) dizer, de forma absoluta: “ Isto é meu” ou “Isto sou eu”, porquanto não existe o ser absoluto, o todo é constituído por fatores existenciais, predominantemente impessoais, que formam combinações e transformações transitórias, as quais, por sua vez, alteram as culturas e arrastam as pessoas para novas mudança, em uma espiral sem fim.
Portanto, partindo de uma visão individualista do individuo, passa-se a uma visão holística, de sorte que o bebê não é mais a mesma pessoa quando fica uma criança maior, ou adolescente, ou adulto, e o adulto de hoje não é mais a mesma pessoa que era antes e, tampouco, que vai ser mais adiante na vida. Em resumo, todos nós e o mundo que nos cerca estamos, sempre, nos transformando, e quando não o fazemos, adoecemos. Erlei Perini – CRP 12/7475