STRESS , o MAL do Século
A ansiedade e o stress consomem nossa vontade e alegria de viver. Todos interiormente gostaríamos de vencê-los. A seguir passo-lhes uma série de conselhos sintetizados por vários especialistas no assunto. Certamente eles ajudarão a evitar e tratar o stress. Leve-os a sério, com calma:
Pense no que está causando suas tensões. Na medida do possível esforce-se para remover ou contornar estas causas. Muitos, por exemplo, se impacientam em razão de constantes atrasos. Neste caso é preciso planejar os períodos e horários de modo que evite a correria.
Concentre sua atenção e esforço numa atividade por vez. Quem se preocupa com mil tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas e acaba estressado.
É importantíssimo equilibrar atividades físicas, mentais e recreativas. Estudantes e pesquisadores aplicados, que não fazem educação física, dentro de algum tempo sofrerão inevitável queda de rendimento mental. A produção é sempre melhor em qualquer tipo de trabalho se há equilíbrio entre estes três fatores.
Não negligencie os exercícios físicos. É preferível fazê-lo ao ar livre, em ambiente natural, e combiná-los a atividades amenas e agradáveis como jardinagem.
Separe tempo para recreação sadia com a família e/ou os amigos.
Ocupe a mente só com pensamentos bons, nobres e elevados. Cultive bons propósitos e ideais. Leia bons livros sobre a filosofia do êxito;
De quando em vez faça um relax natural; sentado numa posição confortável, esvazie a mente de preocupações e respire lenta e profundamente.
Dormir o suficiente é realmente necessário – nem de mais nem de menos. Antes da hora de dormir comece a expulsar os pensamentos preocupantes e excitantes. Ao deitar relaxe.
Coma sem pressa sentindo o sabor da comida. Expulse lembranças incômodas da mente.
Não se permita a impaciência ou o negativismo. Quase sempre criamos para o problema uma imagem mental mais negra do que seu real significado.
Procure absorver as ‘’crises de raiva’’ com sabedoria. Chame para socorrê-lo idéias interessantes e elevadas. É difícil, mas não impossível.
É inegável a presença marcante de um componente espiritual no ser humano. Confiar em DEUS e ser-lhe fiel tem se revelado poderoso fator anti-stress.
Por que ser tão competitivo? Busque ser feliz independentemente das influências e julgamentos de outros.
Torne seu trabalho aprazível. Se nem sempre é possível fazer aquilo de que se gosta, condicione-se a gostar de fazer aquilo que deve. Seja caprichoso. Sua função, por mais modesta, é necessária e importante.
Ao escolher uma profissão, não pense tanto no aspecto financeiro quanto seus objetivos e preferências.
A vida oferece rosas e espinhos. Muitos se incomodam tanto com os espinhos que não percebem as rosas. Faça o contrário.
Provérbio chinês: ‘’Se teu mal tem cura, por que te perturbas? Se teu mal não tem cura, para que te perturbas?’’
A vida e a alimentação naturais contribuem consideravelmente para aumentar de modo saudável a resistência aos embates da vida. Quem se alimenta corretamente apresenta uma estrutura psicossomática saudável
Lembre-se sempre do seguinte: numa situação-problema a preocupação traz consigo sofrimento, depressão e nervosismo; só não traz uma coisa: solução. Aprenda a arte de procurar soluções sem necessariamente envolver-se e preocupar-se muito. Como toda arte, isto exige tempo para aprender. Persista. Um dia você chega lá.